Em diálogo com a perspectiva do sistema-mundo, professores, alunos e curiosos se reúnem para conceituar processos de acumulação, tentando rastrear o movimento formativo e histórico de mundialização do capital em sua longa duração (sec. 16-21).
Quem somos
Coordenado pelos professores Leonardo Marques e Tâmis Parron, a formação e a pauta do Commun, Núcleo de História Comparada Mundial da Universidade Federal Fluminense, se confundem com as primeiras conversas que viabilizaram o surgimento do novo Centro UFF de Estudos sobre Desigualdades Globais, iniciativa pioneira que no início de maio de 2020 recebeu o primeiro lote de livros doados pelo Centro Fernand Braudel de Nova York, de quem Commun e Centro UFF são herdeiros intelectuais..
O Commun – Núcleo de História Comparada Mundial da Universidade Federal Fluminense – é um protesto epistemológico. Um espaço de experimentação laboratorial construído para questionar as categorias usuais do conhecimento social, desnaturalizando os recortes temporais do pensamento moderno e a metageografia da ordem mundial dos séculos 20 e 21.
Commun
Espaço, tempo, vida social, ecologia
Manifesto epistemológico, o Commun se opõe à razão instrumental que fetichiza o método científico como abstração, que trata o método como um conjunto de técnicas de aplicação universal indiferente ao espaço, ao tempo, à vida social, à ecologia.
É também contrário à pedagogia política do neoliberalismo. Esta que ensina que a democracia de mercado é o fim da história.
Entendemos que a autonomização do método e reificação da economia política reduzem a capacidade intelectual de diagnosticar os problemas contemporâneos, acelerando a crise terminal da atualidade. No Commun, desconfiamos de que não vivemos o fim da história, mas a história do nosso fim.
Contato
- nucommun@gmail.com