Projetos

Buscamos a reformulação completa do sistema de dignóstico dos problemas contemporâneos.

Contorcer o processo alargado de formação histórica do capital sob olhares menos enviesados é o nosso ponto de partida.

Por meio de iniciativas individuais e colaborativas, os projetos abraçados pelos pesquisadores do Núcleo de História Comparada Mundial buscam ampliar os fundamentos epistemológicos que nos são caros: perspectiva de sistema-mundo, materialismo histórico e teoria crítica.

Diagnósticos

Iniciativas em curso

Comércio nacional de escravos no Império do Brasil: história digital

iniciativa tem por objetivo fazer do comércio nacional de escravos no Império do Brasil – pela primeira vez no país – o objeto de uma pesquisa colaborativa contínua em larga escala. A iniciativa tem por propósito proceder ao primeiro levantamento exaustivo de todas as transações de escravos nos seus entrepostos principais (São Luís, MA; Recife, PE; Salvador, BA; Rio de Janeiro, RJ; Santos, SP; e Porto Alegre e Rio Grande, RS), com vistas a produzir uma cartografia geo-histórica e georreferenciada das rotas do comércio segundo a intensidade e o volume monetário ao longo dos anos. Serializando fontes cartoriais e tributárias em escala, a iniciativa reunirá informações sobre variáveis significativas, tais como valores de mercado, faixa etária, gênero, ocupação profissional, origem e destino dos escravizados; informes biográficos sobre negociantes, compradores e procuradores; dados sobre as redes mercantis que organizam as trocas entre campos, cidades e províncias. Além de servir para pesquisas futuras, essas informações serão utilizadas para georreferenciar as rotas do comércio segundo a intensidade e o volume monetário ao longo dos anos e criar o abastecer o banco de dados, que ficará disponível para acesso público e gratuito na internet..

Integrantes: Tâmis Peixoto Parron – Coordenador / Alain El Youssef – Integrante / Jonis Freire – Integrante / Karolina Carula – Integrante / Melina Teubner – Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.

Mercadorias atlânticas e a formação da economia mundial, 1500-1800

Projeto de pesquisa que explora histórias centradas em mercadorias específicas na era moderna, como metais preciosos, açúcar, algodão, tabaco, corantes, bebidas alcoólicas, tecidos, cobre, ferro, dentre outras. O objetivo é contribuir para a construção de uma história do capitalismo que apreenda sua heterogeneidade no tempo e no espaço. A generalização de um sistema produtor de mercadorias dependeu de vastos processos de apropriação da natureza, múltiplas formas de trabalho, estruturas imperiais, circuitos globais de trocas e diferentes padrões de consumo. A história das mercadorias permite apreender as múltiplas escalas desse processo, oferecendo um dos caminhos possíveis para delinear a trajetória do capitalismo enquanto um sistema histórico que transcendeu fronteiras políticas tradicionais e reconfigurou o mundo ao longo da era moderna..

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) 

Integrante: Leonardo Marques – Coordenador.

A escravidão na era do capital, 1770-1860

Uma visão de conjunto das condições mundiais para a expansão e a crise da escravidão negra nas Américas durante o primeiro século 19, sob a hipótese de que a estabilidade e a crise do escravismo no novo mundo repousaram sobre complexas relações interdependentes entre geografias mundiais de acumulação e arranjos políticos imperiais na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos, no império espanhol e no Império do Brasil.

Integrante: Tâmis Peixoto Parron – Coordenador

PAST: People of the Atlantic Slave Trade

People of the Atlantic Slave Trade (PAST) will create a micro-biographical database of all those that can be linked to any of the voyages in the transatlantic slave trade dataset (or TSTD, henceforth) whether as an enslaved person, an African seller, a buyer in the Americas, a factor on either side of the Atlantic, a ship owner, or a captain. Such a database will allow scholars to examine the organization of the traffic, locate the social background of those involved (enslaved and enslavers alike), make new assessments of its impact and relative importance, and, eventually, to develop new, and more empirically grounded, explanations of why a race-based Atlantic slave trade evolved, why it endured for 340 years, why it ended, and what is its legacy. The PAST database is divided up into twenty files corresponding to the port or region where a slave voyage was organized, ranging from Scandinavia in the north to Rio de la Plata in the south. Local knowledge is critical so that up to thirty researchers will be working on the project across the twenty regions over the next two years. Researchers will be able to use the collected data in any way they see fit for their own research, but the data will be eventually located in its own user interface on www.slavevoyages.org.


Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Leonardo Marques – Coordenador / David Eltis – Integrante / Maximiliano Mac Menz – Integrante / Carlos Francisco Silva Júnior – Integrante / Gustavo Acioli Lopes – Integrante.

Mapeamento geohistórico do mercado imobiliário de Niterói: uma nova ferramenta para a gestão pública do solo urbano

Projeto que se propõe construir uma cartografia geo-histórica vetorial do mercado imobiliário de Niterói. Seu objetivo consiste em proporcionar instrumentos de análise da evolução da ocupação do espaço da cidade e, assim, estimular a formulação de políticas públicas que permitam racionalizar o uso do solo urbano e reduzir as desigualdades socioterritoriais no município. Esta iniciativa de pesquisa, articulada no interior do Centro UFF sobre Desigualdades Globais, se coaduna com os desafios prioritários estabelecidos na Área de Resultado Niterói Inclusiva do planejamento estratégico Niterói Que Queremos (NQQ), bem como com o princípio de urbanização inclusiva do sexto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU para 2030 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis).

Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Tâmis Peixoto Parron – Integrante / Daniel de Mello Sanfelici – Coordenador / Christy Ganzert Gomes Pato – Integrante / Fernanda Furtado de Oliveira e Silva – Integrante.
Financiador(es): Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional a UFF – Auxílio financeiro.

Gestão municipal da igualdade racial e políticas inclusivas de educação e trabalho no município de Niterói: estudos e ações para sua implementação

A investigação pretende aliar Pesquisa e Extensão por meio da investigação e da promoção das condições para implementação de duas políticas centrais da pauta de igualdade racial no município de Niterói, a cargo do Poder Executivo: a aplicação da Lei 10.639/2003 na rede de ensino público da cidade e a reserva de vagas para a população negra no serviço público municipal (Lei Municipal 3.534/2020). Com vistas a pavimentar caminhos para o cumprimento do Objetivo 10 da Agenda 2030 – Redução de Desigualdades – e dar curso à implementação do Planejamento Estratégico do Município, no projeto as ações voltadas à promoção de ambas as políticas serão acompanhadas de um estudo sistemático da gestão de promoção da igualdade racial em Niterói, com o objetivo de estabelecer uma metodologia de monitoramento de trabalho, em articulação com os demais órgãos da burocracia municipal e com os movimentos da sociedade civil organizada. As ações compreendem a formação e capacitação de professores, coordenadores pedagógicos, diretores e demais gestores da área educacional com o objetivo de implementar a lei federal 10.639/03, assim como a formação e a capacitação de gestores municipais no processo de implantação da reserva de vagas para negros/negras no serviço público de Niterói. 

Integrantes: Tâmis Peixoto Parron – Integrante / Flavia Mateus Rios – Coordenador / Douglas Guimarães Leite – Integrante / Raquel Guilherme de Lima – Integrante / Ana Claudia Cruz da Silva – Integrante.

Fluxos globais de ouro e o tráfico transatlântico de escravos no longo século XVIII

Este projeto explora a relação entre os fluxos globais de ouro e o tráfico transatlântico de escravos para as Américas no século XVIII, período marcado pelo auge da mineração do ouro em Minas Gerais. Seus objetivos mais imediatos são mapear e estimar os fluxos do ouro brasileiro para a África e analisar as estratégias desenvolvidas por traficantes britânicos, holandeses e franceses de escravos para acessar o metal amarelo. O projeto pretende, também, contribuir para debates mais amplos sobre o lugar das Américas Ibéricas na história global do longo século XVIII a partir de um balanço historiográfico em torno do papel do ouro no desenvolvimento financeiro, comercial e industrial da Europa setecentista..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrante: Leonardo Marques – Coordenador

Desigualdades globais e sociais em perspectiva histórica e espacial espacial

Projeto de pesquisa colaborativa que tem por objeto de investigação a formação e a reprodução das desigualdades globais na longa duração. Visto que o projeto define desigualdade como um fenômeno multidimensional, desigualmente combinado e cumulativo, ele prevê a montagem de uma rede interdisciplinar e internacional de pesquisadores e instituições acadêmicas para abordar o problema. Liderando a construção de uma rede de acadêmicos do Brasil, Estados Unidos, Argentina, França, Espanha, Alemanha e Grã-Bretanha nas áreas de História, Geografia, Arqueologia, Sociologia, Economia e Letras, o projeto Desigualdades globais e sociais em perspectiva histórica e espacial objetiva a formulação de uma sólida teoria empiricamente fundamentada no grande campo das ciências sociais sobre desigualdades globais que possa informar políticas públicas nacionais e ações de órgãos internacionais multilaterais destinadas a atacar o problema.

Integrantes: Tâmis Peixoto Parron – Integrante / Norberto Osvaldo Ferreras – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Outra.

Desigualdades globais nas Américas: história agrária comparada, 1850-1930

Reunindo pesquisadores da UFF, do CPDA-UFRRJ, IBGE e UFSC, é uma iniciativa interdisiciplinar e interinstitucional dedicada ao estudo da história agrária na América Latina em perspectiva comparada. Sua finalidade é identificar o peso dos processos sociais agrários na produção e reprodução das desigualdades entre nações e entre grupos sociais nas Américas. O projeto prevê, entre outras ações, a publicação de livro e artigos sobre o tema, o início da construção de um banco de dados sobre conflitos agrários no Brasil e a elaboração de um mapa interativo sobre desigualdades brasileiras.

Integrantes: Tâmis Peixoto Parron – Integrante / María Verónica Secreto – Coordenador.
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

Skip to content